7 de fevereiro de 2008

Comemoração dos 400 anos do nascimento do Padre António Vieira

O Padre António Vieira nasceu há quatrocentos anos, a 6 de Fevereiro de 1608. Dizem os astrólogos que aqueles que nascem sob o signo de aquário são visionários, pessoas de espírito livre e independente, idealistas que procuram trazer ao mundo união e harmonia.

Assim era Padre António Vieira.

O Padre António Vieira é uma das mais influentes figuras das culturas portuguesa e brasileira, não só do século XVII como de todos os tempos. Foi um importante religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus, e deu desde cedo provas de grande coragem e consciência social e política. A sua luta pelos direitos humanos e o combate à exploração e escravização dos índios valeu-lhe o nome de "Paiaçu" (dado pelos índios tupi, significa "Grande Pai").



António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.

Foi perseguido pela Inquisição devido à sua luta pelos direitos humanos e denúncia dos "vícios" da sociedade da época.

Morreu aos 89 anos em Salvador da Bahia, Brasil.

1 comentário:

Lúcia disse...

Alguns links sobre o Padre António Vieira:

*http://www.portoeditora.pt/bdigital/pdf/NTSITE99_SerStoAntPeix.pdf
(texto online)

*http://www.palavraeutopia.com/ (sobre o filme de Manoel de Oliveira, "Palavra e Utopia")

*http://www.vidaslusofonas.pt/padre_antonio_vieira.htm
(biografia)